terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Sapatos Neo-Cinderelas

Silvia Helena Rodrigues*

E preciso de um sapato. Mas não encontro, só porque ouso querer um sapato que caiba exatamente no meu pé. O que quer dizer:

- acomodar todos os meus dedos esticados e abertos
- permitir que eu consiga pisar o chão com o pé todo, inclusive o calcanhar, inclusive a borda interna do pé.

Trocando em miúdos: a frente do sapato tem que ser bem larga, mas bem larga mesmo: não vale empurrar o mindinho do pé para dentro, que eu sinto; e sem salto, porque, do contrário, você pisa só com a “bola do pé” – na expressão do mestre Kobi das saudosas aulas de Krav Magá - levantando o calcanhar para cima do salto.

Aos vinte e poucos, trinta anos, a maioria de nós já não têm os pés como eles realmente são: com os dedos esticados e separados uns dos outros, o peito do pé alongado, sem contrações que o encolham, e a sola inteira capaz de tocar o chão do calcanhar aos dedos, tanto com a borda interna quanto com a externa apoiadas no chão. Eu por exemplo costumava pisar mais com a borda externa, fato verificável pelo gasto das solas e saltos – baixos, nesse caso. E quando quase caía, me desequilibrando nas calçadas irregulares do Rio, era quase sempre porque meu pé virava para fora. O que não constitui privilégio da minha pessoa. Acontece com muitas...
Alguns fatores (e a respiração é um deles, mas essa já é uma história mais comprida) como, claro, os sapatos, deformam os nossos pés. No passado deformavam ainda mais. Na geração de nossas mães eram mais comuns os dedos em garra, os joanetes... Coisas em geral muito relevadas/irrelevantes, até marcas femininas, um pequeno preço a pagar por ser uma mulher de verdade.
Eu já ouvi de uma moça jovem que, na família dela, todas as mulheres têm os dedos dos pés em garra, hereditariamente. Ou seja, um sinal de identidade familiar entre as mulheres. Eu realmente não sei se pode ser assim, se existe essa memória no DNA que manda nos dedinhos dos pés, mas me chama atenção o fato de se poder encarar uma deformidade não como deformidade, mas como identidade. Mesmo porque deformidades têm as outras, não é? Quem de nós não criticaria amarrarem os pés das chinesas?
E o bico fino? Como fazem nossos pobres dedos para entrarem aí? No começo pode ser um pouco chato, mas chega uma hora em que não dói mais. Os dedos se conformam, fisicamente até: se juntam como podem, sobem uns por cima dos outros, se encolhem, se curvam, criam calos... Mas entram no bico fino. E o salto? O salto alto é um sério capítulo à parte. Dá a você uma elegância, um ar sexy. Tão mais elegante e sexy quanto mais alto for. Difícil abrir mão.
Esse ar elegante e sexy decorre da seguinte situação:
você pisa o chão somente com uma pequena parte da frente do seu pé – o resto da sola está no alto do salto, ou se esforçando para chegar a ele;
para que você não se desequilibre para a frente, seu corpo tem que ser suficientemente inteligente, ou malandro, para dar um jeito. Então:
contrai a musculatura das costas na altura das vértebras lombares, segurando o tronco para trás numa bela lordose que acentua (quanto mais, melhor!) a curva da coluna vertebral na altura da cintura e joga o bumbum para trás e os peitos para a frente. Observem as mulheres andando de salto, vejam os desfiles de moda, vejam, as propagandas – essa posição ficou tão legal, tão sexy, que é clássica na publicidade.
para acomodar o quê se passa entre o chão e a lombar, os joelhos rodam um pouco para dentro, fazendo com que os tornozelos, para compensar, rodem um pouco para fora. Os pés ficam meio abertos. Com o salto alto não se nota. Mas os pés habituados a andar de salto alto adquirem esse “vício” – daí a sensação do “andar de pata” quando sem salto.
Quando você quer se colocar em uma outra postura – digamos assim – fica difícil comprar um sapato. Os sapatos não foram feitos para nossos pés. Muito ao contrário, nossos pés devem se acomodar aos sapatos que fazem (quem fazem? por que fazem? seria esse um bom tema para a antropologia cultural?). Se eu chego à conclusão de que descer do salto, pisar no chão, é uma coisa saudável para minha vida....eu não encontro um sapato para comprar.
Porque também não vale um chinelão de hippie velha. Eu preciso de um sapato baixo e de bico largo, como qual eu possa andar confortavelmente e que também seja bonito, que também me deixe elegante. Seria isto ma contradição em termos, dada a postura que eu descrevi como considerada elegante? Não creio, mesmo porque também é elegante, numa outra estética válida, a postura da coluna reta e dos quadris encaixados.
Quem encontrar os novos sapatos, por favor, avise. Aposto que um bando de novas Cinderelas vão lá experimentar correndo.

Obs: as observações nos meus pés e nas posturas do corpo aqui expostas decorrem da prática da Antiginástica, técnica criada por Thérèse Bertherat.

* Silvia Helena é jornalista, escritora e faz formação em Antiginástica. Carioca, divide-se entre os escritórios do Rio e de São Paulo.
Pingar o BlogBlogs
Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

57 comentários:

Silvia Regina Angerami Rodrigues disse...

Excelente! Por isso adotei os Crocs e também os sapatos de uma marca chamada "Selo de Controle", vendidos na loja Vanidá, na rua Teodoro Sampaio, no quarteirão entre a Cristiano Viana e a Oscar Freire (Pinheiros, São Paulo, SP).

Anônimo disse...

Os sapatos selo são realmente uma boa pedida!
Aonde fica essa loja? De metrô?
Vou a SP na semana que vem e eu quero um sapato desse !!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Por favor pode me dar o endereço da loja e ou telefone?

Anônimo disse...

A Loja Vanidá fica na rua Teodoro Sampaio, 522, perto do metrô Clínicas (linha verde). O telefone é (11)3062-2469 e (11)3081-4869.

Mévia Ilda disse...

também sou fã da "Selo de Controle" apesar de serem caros tenho 4 pares, em Santos aonde vivo existe loja para eles

Unknown disse...

Concordo com o texto 100%. Só de olhar os sapatos de bico fino os pés (principalmente o joanete) já me doem... Tb adotei os Sapatos da Selo de Controle (caros mas valem muito a pena). Outra marca que gosto muito são os da Side Walk.

Unknown disse...

Concordo com o texto 100%. Só de olhar os sapatos de bico fino os pés (principalmente o joanete) já me doem... Tb adotei os Sapatos da Selo de Controle (caros mas valem muito a pena). Outra marca que gosto muito são os da Side Walk.

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde fica a loja que vende os sapatos da Selo de Controle em Santos. Em São Paulo, também são encontrados também na Brazoo e na Cas (na Vila Madalena). São lindos e a gente não sofre por isso.

Anônimo disse...

Alguem sabe onde se econtra os sapatos da Selo, fora Vanida, CAS e Castilho?

Anônimo disse...

Oi eu estava justamente procurando algum comentário ou o site direto da selo de controle quando cai aqui. Acho muito legal comentários que no oriente em vários aspectos, e este blog foi um desses. Respondendo o último post, apesar de ser de alguns dias antes. Você vai encontrar Crocs, Selo e outras marcas bastante confortável na Hipepotamo Rua Monte Alegre, 699 - Perdizes. Perdizes - SP. (11) 3872-3567 - Também há uma loja no Centro que tem alguns exemplares da Selo, não com tanta variedade, mas o preço achei melhor. Fica na numa galeria na Dom José de Barros com a Barão de Itapetininga. A loja tem uma saída para a Dom José lado direito sentido 7 de abril, última esquina. Se ajudar tá aí a dica.

Unknown disse...

Amo a Marca Selo de Controle , mas o preço , pelo menos aqui na cidade de Santos , é muito salgado.Há uma loja que eu saiba que vende essa Marca no Shopping Parque Baleneário, no Gonzaga . Se alguém souber de outra loja que venda essa marca em Santos por favor me avise.

Anônimo disse...

Moro em Santos ,e conheço uma loja no Super centro comercial do Boqueirão,que tem esses charmosos e confortáveis sapatos da Sêlo,só não lembro o nome da loja,mas podem ir lá q tem muitos...abraços

Anônimo disse...

Aqui em Sampa a loja da D. José de Barros, 71/75 chama-se Charis (11) 3255-3771.
Tem outra loja que vende sapatos "Selo..." na rua Aspicuelta, porém não sei o número.
No shopping balneário no Gonzaga tem a loja Tiqva (13) 3286.2105.
Tenho dois pares porém os preços não são convidativos...Os do Gonzaga são lindos...comprei lá.

Mariana Rocha disse...

CASTILHO
Rua Augusta, 2.490.
Jardins São Paulo-SP.
Tel: (11)3085-8035
Faixa de preço: R$280,00
Mariana Rocha

Mariana Rocha disse...

CASTILHO
Rua Augusta, 2.490.
Jardins São Paulo-SP.
Tel: (11)3085-8035
Faixa de preço: R$280,00
Mariana Rocha

Anônimo disse...

Alguém sabe onde encontrar sapatos da Thadiva ou da Civita?

Ana Teresa Cruz disse...

Adorei os sapatos da selo....encontrei pertinho do shopping Paulista, na rua Rafale de barros, 20...sou adepta do conforto e ale´m do mais são transados

Unknown disse...

Será q encontro no Rio de Janeiro?

Anônimo disse...

tem uma loja da CAS no leblon. lá vc encontra os sapatos da selo.
o endereço é Rua Dias Ferreira, 64 Lj. 201 1º and.
Leblon Tel (21) 2249 4700

Anônimo disse...

será que alguem sabe o site da marca selo de controle, moro em florianopolis, e nao tem nenhuma loja que vende a marca...

Anônimo disse...

Meu (só para registrar que sou paulista rrss ) eu também estava caçando o site da selo de controle no busca google quando cai neste blog no dia 7 de outubro e postei um comentário. Gostaria de saber o site, pois tentei de várias formas e não acho. Obrigada pelo Anônimo logo abaixo do meu primeiro post ter concluido pra mim. Realmente eu não sabia o número da galeria e nem o nome da loja....Valeu.Quem souber o endereço do site publique por favor...

Unknown disse...

realmente são lindos e confortáveis os calçados da ' SELO DE CONTROLE".Pena não ter tanta divulgação de endereços de onde encontrá-los...

Frau BUP disse...

Meninas, a Selo de Controle é demais"
Vejam:
http://www.casmoda.com.br/produtos/sapatos

Unknown disse...

Olá, puxa, a Selo de Controle deveria patrocinar seu blog. Também cai aqui procurando o site da indústria (por pura curiosidade), mas gostei... sapato é tudo!
E afinal, alguém achou o tal endereço?
Um abraço
Ana

Anônimo disse...

GENTEE TEM SELO DE CONTROLE AGORA EM CAMPINAS NA RUA CONCEIÇAO 865 PROXIMO AO CENTRO DE CONVIVENCIA=) O TELEFONE É (19) 32941867

Flavia disse...

Uma vez usando selo você vicia e não quer saber de outro sapato alem do charme e beleza seu confoto é inigualável descobri uma lojinha maravilhosa em santos fica no super centro do boqueirão n 61 o telefone é (13) 32219059

Fabi disse...

Meninas me ajudem, dei um sapato selo de controle pra minha irmã nº 33/34 e não serviu, comprei na promoção por 185,00 reais (muito mais barato que o normal vcs sabem) agora não consigo trocar por ser peça de promoção, gostaria de vender, se souberem de alguém que se interessa é só me avisar que mando fotinhas por e-mail.
meu e-mail: fabi_grandemulher@yahoo.com.br
Bjos.

Anônimo disse...

Aqui vai o telefone da Selo: 5589-8497 . eles não vendem ao público, mas pode indicar a loja mais próxima. Mas a loja que tem mais modelos é a CAs. O a Thadiva fica rua Humberto I (náo sei o numero), mas fica próxima a faculdade Belas Artes.

Unknown disse...

Eu tenho vários sapatos da marca Selo de Controle, que amo.Achei uma loja no Shoping frei Caneca (não me lembro o nome)lá você irá encontrar os modelos variados, tem muitas opções.
Tem também a loja "Thadiva" que é maravilhosa, os sapatos são do mesmo estilo sa Selo, mas a marca é própria, e bem mais barato.
São lindos e fabricação própria.
O endereço fica:
Rua HUmberto PrimoI,nº1.031- Vila Mariana- São Paulo - fone 5539.5880
site - thadiva@thadiva.com.br
Aproveitem!!!!
Valéria.

Unknown disse...

Eu tenho vários sapatos da marca Selo de Controle, que amo.Achei uma loja no Shoping frei Caneca (não me lembro o nome)lá você irá encontrar os modelos variados, tem muitas opções.
Tem também a loja "Thadiva" que é maravilhosa, os sapatos são do mesmo estilo sa Selo, mas a marca é própria, e bem mais barato.
São lindos e fabricação própria.
O endereço fica:
Rua HUmberto PrimoI,nº1.031- Vila Mariana- São Paulo - fone 5539.5880
site - thadiva@thadiva.com.br
Aproveitem!!!!
Valéria.

Unknown disse...

Outras opções para encontrar sapatos da marca "Selo de controle", loja Luck, o endereço é rua Fafael de Barros nº20 paraíso.Lá vc vai se acabar.
Valéria.

Anônimo disse...

Vim aqui dizer que achei mt legal encontrar esses endereços todos!! Adoro os calaçados da Selo, porém tenho um comentário a fazer!!! Tenho uma prima que é baixinha e usa numero pequeno. Encontrei o fone da fábrica e liguei lá apenas para que me indicassem um endereço onde eu pudesse encontrar essa numeração. Infelizmente a pessoa que me atendeu foi de uma grosseria seeeem tamanho!! Uma pena!!

Anônimo disse...

Também adoro os sapatos da marca Selo de controle.E sempre que compro em uma loja chamada Hipépotamo calçados ,que fica na rua Monte Alegre,699/Perdizes,São Paulo-SP(11) 3872-3567).A loja tem uma boa variedade de modelos e tamanhos

Luana disse...

Também tem sapato da Selo na Rose Multimarcas, que fica na rua dos Pinheiros, 327. A dona costuma fazer boas promoções!

Anônimo disse...

Os sapatos da marca Selo de Controle também podem ser encontrados na Loja IXI:Z que fica na Rua José Antonio Coelho, 29 - Vila Mariana, fone: (11) 5575-3954 podem procurar pela Juci que é um amorzinho que vendedora! Um abraço Priscila

Daniela Spilotros disse...

Os da Thadiva (seguem o estilo da Selo) eram vendidos na feirinha de sábado da Benedito Calixto. Já faz um tempinho que não vou, não sei se ainda têm por lá...

Anônimo disse...

Também sou fã da selo e quero dar uma dica pra quem gosta! Tem uma loja na Vila Madá que se chama Refazenda que tem tudo a ver com os sapatos da selo.Conheci outro dia e adorei!!Combina muito com a selo. É uma marca pernambucana, cheia de estilo e muito confortável. Vale a pena conhecer fica na aspicuelta perto da harmonia o tel de lá é 38165414.
Espero q gostem!

ANÔNIMA disse...

Eu amo os sapatos da Selo e compro sempre na Rose Multimarcas que fica na Rua dos Pinheiros 327, telefone 3081-2329. O pessoal que trabalha lá é uma graça, super educados e atenciosos. Sempre tem alguns pares em promoção.

Anônimo disse...

Graça
Os sapatos da Selo de Controle são lindos. Algúem sabe quem vende em Brasilia?

Flávia disse...

Um achado este post. Sei de uma loja no Largo do Machado, no Rio, que também vende sapatos Selo de Controle: Milena Cimini, na galeria do cine São Luís.

Anônimo disse...

Tem sapatos da Thadiva na praça Benedito Calixto no sábado. Preços mais ou menos R$240,00 (os sapatos). Atualmente mais opções em botas.

Janaína disse...

Selo de Controle agora em Campinas !!!
R:Conceição, 865 - Cambuí
Fone:19-3294-1867
Temos todos os modelos

Janaína disse...

Selo de Controle agora em Campinas !!!
R:Conceição, 865 - Cambuí
Fone:19-3294-1867
Temos todos os modelos

Janaína disse...

Selo de Controle agora em Campinas !!!
R:Conceição, 865 - Cambuí
Fone:19-3294-1867
Temos todos os modelos

Anônimo disse...

Em São Paulo, na feira ¨paralela¨ à feira da Benedito Calixto, aos sábados (estacionamento) há os sapatos/botas da marca Thadiva (11 5539-5880) Há muitas opções de cores , modelos e saltos confortáveis. Lembram até os sapatos/acabamentos da marca Selo..o preço também não é muito baixo, mas são de ótima qualidade. A marca tem loja na V.Mariana, em SP

Anônimo disse...

Em Brasilia abriu uma loja recentemente da Cas, o site é WWW.casmoda.com.br
Boa Sorte!

Bruna disse...

Adorei a Rose multimarcas que vende sapato da Selo de Controle na rua dos Pinheiros, 327. Lá tem uma grande variedade de modelos e alguns em promoção. Fui tão bem atendida que me senti em casa. Muito obrigada pessoal da Rose. Vocês são ótimos.

Ana Maria disse...

Depois de ler os comentários de vcs fui sábado passado na Rose comprar sapatos (comprei 4 pares). Fiquei encantada com o tratamento que recebi. Só prá vcs saberem a loja está mudando de nome para Santalu e eles falaram que é prá ficar antenada no site que vai ter sempre umas promoções bacanas - www.santalu.com.br.
Queria agradecer as dicas de vcs e reiterar que a SANTALU é ótima.

Janaina disse...

Olá...Esta para sair nosso site. A Loja fica em Campinas, onde é possível encontrar vários modelos da selo de Controle.Rua : Conceição, 865 - Cambuí.
São mais de 80 modelos e a cada 15 dias recebemos nova coleção.

Flávia disse...

Eu ADORO Selo de Controle, são caros mas valem a pena, comprei um par da Thadiva, que é claro são muito mais baratos mas não têm comparação com o conforto e o cuidado da selo, não troco Selo por nada nesse mundo nunca mais.

Lucília disse...

Gostaria de dizer prá vocês que na SANTALU a numeração dos sapatos da SELO vai até o 41. Qualquer coisa é só entrar em contato com a gente www.santalu.com.br., tels 3081-3617 ou 3081-2329.
Equipe Santalu

cristina disse...

Se vcs forem a Penedo uma cidadezinha linda perto de Resende,precisam conhecer a loja ESPAÇO MIX que é linda demais e pra completar tem os sapatos selo de controle com vários modelos maravilhosos e preço também.Vale a pena conferir.Pra conferir a beleza da loja entre no site espaço mix .

Blog disse...

ARTE RETRO MODA: NOVA LOJA NO TATUAPE COM SAPATOS LINDÍSSIMOS DA SELO DE CONTROLE. VISITEM O SITE www.arteretromoda.com.br

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e

Anônimo disse...

Comprei o meu!
Vi na loja, me encantei, achei caro, procurei na internet e achei vcs.
Paquerei mais um pouquinho (muito!) e comprei!!!!!
Resolvi me dar de presente de Natal!
É o sapato mais lindo que já tive!

Unknown disse...

Gente... alguém aí tem o telefone da fábrica da selo de controle??? gostaria muito de colocar os sapatos em minha loja... mas não encontro o fabricante!!!

Abraços

Anônimo disse...

Olá..Conheço a Selo de Controle faz teempo mesmo.Tenho sapatos deles com mais de 12 anos e ainda estou usando!Descobri que existe um fabricante,a J.Gean,que fabrica modelos lindos,ultra confortáveis e com um preço super bacana - em média R$120,00.Entrem no site para saber onde encontrar.Vale a pena!Virei fã.