sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

PREVISÕES PARA 2008

Arthur Pereira Nunes*


Fim de ano! Invariavemente, duas coisas acontecem: Roberto Carlos faz um espetáculo de Natal na Globo que aproveita a inesgotável audiência do Rei para lançar as previsões do ano entrante. E tome babaquice. Nesse clima, é indispensável que cada um traga sua contribuição. Esse blog não pode ficar de fora, (né, Verinha?). Assim, seus leitores fizeram uma pesquisa de opinião, cujos resultados surpreendentes devem ser amplamente divulgados pela mídia nos próximos dias. A turma da Plenidade elegeu por larga maioria a melhor previsão para 2008 (e não venham com perguntas sobre metodologia; é a mesma das pesquisas de opinião que ninguém discute e engole). Pois é, ao fim e ao cabo e respaldado no mais recente cacoete dos economistas, a pesquisa informa que:

Em 2008 não haverá sombra e água fresca para os sexagenários de meia oito. A fila do INSS vai tremer. Basta observar as fotos das passeatas de 68 para constatar que aquela garotada de 20 anos está prestes( êpa) a fazer valer as previsões de idade média de 72 anos de vida para sua geração. A moçada do Call Center do INSS, com sotaque lá de cima, irá descobrir que marcar consulta, pelo telefone, informando que a alternativa para Agendamento (!!!) em Santa Cruz ou Ilha do Governador não é exatamente o mesmo que resolver entre Boa Viagem ou Jaboatão. Muito menos entre Volta da Jurema e praia de Iracema ou Meireles.

Os colaboradoes do Call Center atualizarão o vernáculo ao ouvirem os sonoros comentários que provocarão ao informar que o "agendamento estará ocorrendo" para daqui a seis meses, caso não chova nem seja ponto facultativo. Pois é, lá se vão 40 anos e o INSS não perde por esperar. O temor é tamanho que cresce, a cada dia, o movimento para adiar os prazos para aposentadoria. (Que tal 4 séculos?). Mas é preciso lembrar que essa geração cresceu para a cidadania, aos 20 anos de idade, com um lema inesquecível e atualíssimo:

"sejamos realistas, exijamos o impossível.". Essa expressão, atribuída posteriormente a Marguerite Duras, correu mundo, repetida milhares de vezes, sem que se soubesse a origem, simbolizou uma época de sonhos e generosas utopias libertárias.

Essa geração que dormiu com o sonho, acordou e cresceu debaixo do porrete, agora faz fila no INSS. Tecnologicamente atualizada, faz "agendamento" pelo telefone. Por enquanto, a julgar pelo sotaque, os Call Centers parecem estar no Nordeste. Mas com a crescente globalização, ao fim e ao cabo, se providenciará os agendamentos via Bangalore! Derradeira porrada nos velhinhos da saudável delirante Marguerite Duras.



SOMBRA E ÁGUA FRESCA PARA OS SEXAGENÁRIOS DE MEIA OITO ! AFINAL, LÁ SE VÃO 40 ANOS. A FILA DO INSS NÃO PERDE POR ESPERAR.


*Arthur Pereira Nunes é profissional de informática, administrador e blogueiro (http://bau-digital.blogspot.com).

Pingar o BlogBlogs
Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

3 comentários:

Anônimo disse...

Pelo menos sabemos que uma parte da turma de 68 que entrou com pedido de indenização vai ficar de fora. É a minha esperança de que a fila não seja tão grande.risos. Ótimo texto, que previsão alentadora!
Rose

Anônimo disse...

Salve Arthur! Bom humor faz muito bem pra saúde! E por falar em 68, não sei se você viu o artigo do Gaspari no Globo, que já recebeu uma resposta muito bonita do Jean-Marc. 2008 promete ser o ano da polêmica sobre a geração 68... Muito velho? Talvez... Melhor seria dizer... Plenidade... Vá lá: há que se entender os caminhos pra selecionar a melhor estrada! beijo grande! Cris Chacel

Anônimo disse...

Obrigado pela força, meninas! Até a próxima.
Arthur