segunda-feira, 22 de setembro de 2008

No Brasil, é proibido envelhecer

Sérgio Gomes*

Acabo de completar 60 anos. Entrei naquela faixa etária que estão chamando eufemisticamente de “a melhor idade”.

Pois sim, como dizia a minha avó.

- Idade é pelanca só!

Também ando desconfiado dessa conversa de “melhor idade”, pois ao virar sexagenário ganhei de cara um belo presente dado pelo meu plano de saúde, que aplicou no meu seguro um formidável aumento de 140%.

Ao ver o tamanho da fatura, liguei para o plano, achando que eles haviam cobrado errado.

Nada. A moça do outro lado da linha logo me sapecou um gerúndio fulminante:

- É aumento automático para todos que vão estar fazendo 60 anos como o senhor.

Entendi, pessoas idosas correm mais riscos de contraírem doenças, daí o plano de seguro cobrar mais caro, para se prevenir.

Mas, precisava aumentar tanto? - pergunto eu, ao vento, por que no Brasil não se tem mesmo, a quem de direito, perguntar.

Acho que nada, rigorosamente nada, em qualquer parte do mundo, pode subir de uma hora para outra uma exorbitância dessas.

Não parece aumento, mas uma penalidade – é como se o sujeito idoso, ao completar 60 anos, tivesse cometido um crime, sendo logo forçado a pagar uma fiança pela teimosia existencial.

Fico imaginando o burocrata do plano de saúde constatando a minha promoção à terceira idade, dizendo lá para os seus botões:

- Ah, fez 60, não foi? Sujeito atrevido! Hummm!... Agora vai ver o que é bom para a tosse!

Não tossi não, mas realmente engasguei com o tamanho da fatura.

A segunda reação que tive foi a de ligar para o meu advogado, pensando em entrar na justiça contra o abusivo reajuste.

Levei balde de água fria. De acordo com ele, não adianta chiar, por que se trata de lei, está no contrato assinado, e todos que reclamam perdem.

Desconsolado, falei para a minha mulher:

- Tenho de reconhecer, você é que está certa!

- Por quê? – perguntou-me ela, sem entender.

- Há mais de duas décadas você não sai dos 39 anos! Continue assim.

- Ué, por quê?

- Você não imagina o quanto nós vamos economizar!

* Sérgio Gomes é jornalista.

Pingar o BlogBlogs
Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

3 comentários:

VERA DANTAS disse...

Sérgio,
Com o aumento do tempo de vida e a mudança de hábitos (exercícios, alimentação equilibrada etc)a fronteira da tal 3a. idade está sendo empurrada mais para a frente.
Com a ampliação dotempo de vida produtiva, daqui a pouco vão aumentar a idade mínima para a aposentadoria.
Por tudo isso, acho que deveria haver uma revisão nas tabelas de faixa etária dos planos de saúde. Ter 60 anos hoje é completamente diferente do que era há 15, 20 anos. Meu marido, por exemplo, que acabou de fazer 60 anos - e levar um baita susto com a fatura do seu plano - está esbanjando saúde: corre, faz musculação, trabalha pacas, escreve idem, vive viajando... Um garoto.
E nunca vai ao médico, só para o exame anual obrigatório. É justo pagar tão caro quando praticamente não utiliza o plano?
Vera Dantas

Anônimo disse...

Sérgio e Verinha:
Realmente envelhecer no Brasil não é tarefa fácil. Além de termos que nos conscientizar e nos esforçarmos a ter uma vida mais saudável (parar de fumar, de ficar horas à frente do notebook trabalhando, começar a fazer ginástica, optar pelos integrais etc., o que particularmente para mim não é muito fácil, mas necessário, afinal estamos envelhecendo e é preciso envelhecer com saúde...) nos deparamos com os aumentos absurdos dos planos de saúde no país. Esta semana também recebi um comunicado informando-me que fui trocada de faixa etária(ou melhor estou sendo). De presente... aumento de 100% no meu plano. (é.., nada fácil).

Infelizmente ainda estamos longe da cultura da PREVENÇÃO DA SAÚDE no Brasil. Mas uma hora dessas os planos de saúde terão que começar a pensar nisso, afinal, vai começar a doer no bolso deles. Por enquanto, nós vamos pagando a conta.

Bem: de toda esta história Sérgio, o melhor é que a partir dos 60 você já pode "fazer sexo com o Genário" - ahahaha, bricadeirinha.

Parabéns pelo Blog. E vamos nessa, reclamando virtualmente e registrando nossas indignações, já que não temos ainda um meio legal para protestar.

Grande abraço,
Cris Turnes

Anônimo disse...

vera, que surpresa visitar o MEU BLOG (estou a muito afastada) e encontrar seu comentário...obrigada! de agora em diante, não prometo voltar a escrever, mas prometo sempre visitar o seu,rs rs rs prefiro ler a escrever! Mas naturalmente ao ler, despertará a vontade de escrever, então, acho que voltarei rs rs rs

bjo grande!